OS 49ers ACHARAM O SUBSTITUTO DE DEE FORD?

O que esperar do rookie DRAKE JACKSON na sua 1ª temporada?
Logo depois do draft John Lynch deixou claro em entrevista que SF vê Drake Jackson fazendo o mesmo papel do Dee Ford, como um speed rusher oposto ao Nick Bosa.
E que acreditam que adicionar esse elemento pode fazer a defesa voltar ao nível de elite, como em 2019.

E Lynch tem certa razão sobre a importância do speed rusher. Em 2019, das 13 partidas em que os 49ers contaram Dee Ford (incluindo playoffs) 10 delas ficaram entre as 12 performances MAIS DOMINANTES da defesa na temporada (as exceções - os 2 jogos contra ARI e a final da NFC).


Mas SF tem motivos pra acreditar que o Drake Jackson possa ter o mesmo impacto que o Dee Ford teve em 2019? Em termos atléticos os 2 são realmente muito parecidos. Até com leve vantagem pro Jackson. Essa crença, no entanto, vai muito além dos testes físicos. No PFF Podcast @PFF_Sam cravou que Drake Jackson é O MELHOR PROSPECTO DO DRAFT como speed rusher, sendo melhor nessa função inclusive que os 3 edge rushers draftados entre os top 5.
Alguns números também suportam essa afirmação. Pelo Sports Info Solutions Drake Jackson teve um True Pressure Rate igual ao de Kayvon Thibodeaux (#5) e superior a Aidan Hutchinson (#2) e Travon Walker (#2).

Scott McCloughan, que ajudou a montar os fortes elencos de SF e SEA do início da década, também vê Jackson como um dos melhores pass rushers do Draft. Em contrapartida, destacou sua deficiência no jogo corrido e falta de consistência ao longo da partida como principais problemas.

Da mesma forma, PFF e The Athletic também destacaram esses pontos fracos, o que possivelmente fez os times não enxergarem no Drake Jackson um jogador completo de 3 downs. E deve ter sido isso o motivo dele ter sobrado até o pick 61 no draft mesmo sendo um top pass rusher.

Mas nada disso é um obstáculo pra que o Drake Jackson possa entregar a mesma produção do Dee Ford em 2019, já que, devido a problemas no joelho, Ford foi usado em apenas cerca de 30-40% dos snaps da defesa, e sua performance contra o jogo corrido também foi abaixo da média.

Ou seja, em 2019 Dee Ford teve um impacto tremendo mesmo sendo usado só esporadicamente como pass rusher. E é isso que os 49ers precisam do Drake Jackson em 2022: Que em situações claras de passe ele seja efetivo no que sabe fazer de melhor: atacar o QB.
Claro que isso é só uma possibilidade. A transição do College pra NFL está longe de ser simples ou garantida. Mas encontrar no pick 61 um jogador com CHANCES REAIS de elevar a defesa de ótima pra elite, como Dee Ford fez em 2019, por si só já é algo que a torcida pode comemorar.

Até a próxima! #FTTB