top of page

RUNNING BACK NA 3ª RODADA? DE NOVO???

Atualizado: 25 de mai. de 2022


 

Dá pra explicar essa escolha? Tem como passar pano? Vamos analisar quais as perspectivas do Tyrion Davis-Price nos 49ers.


Antes de mais nada é importante esclarecer que do ponto de vista de valor posicional draftar um RB no final do 3º round é totalmente defensável. Além disso, Davis-Price foi o 5º RB draftado e outros 6 Running Backs saíram antes que SF fizesse sua pick no 4º round.


Ou seja, os 49ers preferiram pegar "o seu jogador" em vez de esperar pra draftar "o que sobrasse" no 4º ou 5º round. Mas dado o histórico de sucesso de SF com RBs late rounders e UDFAs, pra não quererem arriscar perdê-lo o Davis-Price deve ser um top prospect, certo?

gif

Só que não. Pelo Big Board Consenso compilado pelo The Athletic ele era previsto pra sair apenas no 6o round. O @ontheclockbr (Twitter) nem tinha o Davis-Price entre os top 200 no seu guia. PFF e Dane Brugler até tinham uma avaliação melhor pro RB, mas mesmo pra eles o pick foi um REACH.


Bom, se ele não se destacou na análise de tape deve ter se destacado em advanced analíticos. LAC (Los Angeles Chargers) é um dos times mais transparentes sobre o quanto as analytics influencia algumas decisões deles, e aqui Brandon Staley fala da importância do Forced Missed Tackles pra projeção de RBs.

E o Davis-Price se destacou nessa estatística? NOPE. Muito pelo contrário. Na verdade entre os prospects relevantes desse draft ele foi uns dos piores em missed tackles forçados por tentativa. Pior até que alguns RBs que nem foram draftados.

Seria ele então um jogador com capacidade atlética diferenciada? Também não. Embora ele se destaque em velocidade, suas métricas em explosão e agilidade são ruins. Ao todo seu perfil atlético é até bom, mas nada demais. A velocidade chamou a atenção dos 49ers. Até mencionaram que pelo GPS ele alcançou uma das top 5 velocidades no college em 2021. Mas os analistas insistem que isso não aparece no tape. No college ele foi abaixo da média em transformar avanços de 10 jardas em jogadas explosivas. Inclusive, mesmo nessa jogada medida pelo GPS em que o Davis-Price registrou uma das velocidades mais altas do college em 2021 ele ainda assim foi alcançado pelo defensor.

Por que SF draftou esse jogador então? Afinal, tem algum ponto positivo? Ele pode ajudar os 49ers de alguma forma?

A análise pro draft feita pelo Dane Brugler traz algumas pistas importantes de como ele pode contribuir:

- Situações de Short Yardage

- Fisicalidade + Durabilidade

- Pass Protection





SHORT YARDAGE - Apesar da percepção que SF precisava ficar em boas situações de 3ª descida pra manter os drives vivos, e q tinha dificuldades quando dependia de seu QB, na prática era exatamente o contrário: Em terceiras e quartas descidas SF foi um ataque top 5 no passe mas bem ruim correndo. E entrando mais no detalhe vemos que em terceiras e quartas longas o ataque foi TOP 5. Mas em terceiras e quartas curtas, foi um dos piores da NFL. Todo torcedor dos 49ers lembra bem quantos drives em 2021 foram perdidos pela dificuldade do time em converter uma 3ª pra 1 ou 2 jardas. Ou seja, um RB efetivo em 3ª/4ª descida pra poucas jardas pode ter um papel relevante no ataque de SF. Eu assisti o Davis-Price contra 3 times que foram top 25 do college em 2021 e ele realmente teve bastante sucesso nessas situações.


DURABILIDADE - Já diz o ditado: the best ability is availability. Shanahan realmente tem tido sucesso com RBs dos rounds finais ou mesmo undrafted. Mas tem um motivo pro líder em jardas corridas em SF a cada ano ser um RB diferente: eles estão sempre machucados. Por isso os 49ers estão investindo em RBs com um porte físico maior, na esperança que esse jogadores consigam aguentar melhor os rigores da temporada. Focaram nisso ao draftar Trey Sermon na 3ª rodada do ano passado. E mais uma vez agora com Davis-Price.


PASS PROTECTION - Com Mostert em IR o RB em 3as descidas de passe foi JaMychal Hasty (outro frequentemente lesionado). Com isso SF teve que apelar pro FB Kyle Juszczyk quando o RB esteve fora e tb nos playoffs (porque o Hasty é fraco). Os 49ers precisam urgentemente de um running back de 3ª descida.

Então aí está. Apesar de ser uma escolha que não empolgou os analistas, no Tyrion Davis-Price os 49ers encontraram um RB forte e veloz, e capaz de atender a 3 necessidades do time na posição. Se ele conseguir suprir ao menos esses 3 pontos já terá sido um pick que valeu a pena. O problema é que a margem de segurança é pequena. Se ele não resolver essas 3 necessidades dificilmente será útil de outra maneira, já que, pra imensa maioria dos que analisaram o jogador, o seu upside é bastante baixo.

E você, o que achou? Um PUTA PICK ou um PUTA PICK BOSTA?








Até a próxima! #FTTB


Referência: Endzone 51 no Twitter

53 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page