top of page

SITUAÇÃO DEEBO SAMUEL & JIMMY GAROPPOLO

Atualizado: 25 de mai. de 2022


 

Deebo e Jimmy nos ofereceram uma offseason bem tumultuada e ainda sem desfecho. Isso nós já sabemos. Mas quais são os próximos passos?


Depois do draft de 2022 que aconteceu no final de abril, ficou claro que pelo menos por enquanto Deebo Samuel permanece sendo um niner. Claro que o time ainda pode trocá-lo, caso não consiga chegar a um acordo com o jogador, mas é pouco provável que isso aconteça e ainda há outras formas de manter Deebo Samuel no time, como a franchise tag que pode ser aplicada ano que vem. Este ano, Samuel ainda tem contrato e a expectativa atual é que ele jogue ainda nesse contrato, ou com um novo, que ainda pode e deve ser feito. Para se ter uma ideia, a renovação de George Kittle, o Tight End do povo, foi concretizada somente em agosto de 2020 (perto do início da temporada), então a verdade é que essa situação com Deebo Samuel, ainda pode se arrastar por algum tempo.


Algumas coisas trazem um pouco mais de luz sobre toda a situação do recebedor:


1) Os 49ers nunca declararam estar dispostos a trocar Deebo Samuel. Na verdade também nunca falaram que negariam a troca. A estratégia do time foi sempre de falar que não se via trocando o jogador dado o imenso valor que ele traz pra equipe. Em todas as suas entrevistas, John Lynch fez questão de dizer que qualquer que fosse a situação que estava ocorrendo, que achava ser possível contorná-la.


2) A.J. Brown, ex-recebedor do Tenesse Titans foi trocado para o Philadelphia Eagles e seu novo contrato ficou em $100 milhões em 4 anos com $57 milhões garantidos. Na média, $25 milhões por ano. Mas aí você, leitor, se pergunta. E daí??? O que o A.J. Brown tem a ver com o Deebo Samuel? Bom, ambos tem o mesmo agente e é bem comum que os agentes dos jogadores atuem de forma muito similar com seus agenciados. Dito isso, é possível que um contrato para Deebo Samuel tenha características e valores similares aos apresentados no caso do recebedor dos Titans.


3) Agora que o draft já passou as chances de troca, apesar de existirem, diminuem muito, pois uma troca agora só traria capital de draft (picks) para os 49ers, ano que vem. Podemos perceber que quase não se fala mais no assunto Deebo Samuel e que parece ser mais uma questão de tempo até que tudo se acerte. O próprio jogador anda voando abaixo do radar, sem causar nenhuma confusão. Parou de postar suas festinhas nas redes sociais, seu irmão também parou de postar sobre o assunto e nada mais vem sendo ventilado de importante, indicando que o caminho natural de renovação pode estar sendo desenhado.


Então nos resta aguardar e torcer pra que a situação do WR1 de San Francisco se resolve de um jeito ou de outro. Aos que ainda possam estar com um pouco de raiva do jogador, vale ressaltar que suas atitudes só refletem a prática atual de alguns atletas na NFL para chamar atenção para seu contrato. Não que isso seja uma atitude bacana, mas também não é necessariamente motivo para ficar com raiva ou mágoa do jogador. A melhor coisa que podemos fazer como torcedores é aguardar a resolução e caso ele fique no time, esperar que ele brilhe como brilhou em 2021. Ou alguém ainda duvida que Deebo Samuel traz um valor incrível pra esse time? Se ainda tiver dúvidas, dá uma relembrada nos melhores momentos dele na temporada passada (fonte do vídeo: 49ers no YouTube).


E o que deve acontecer com Jimmy Garoppolo? Ninguém esperava o carrossel de emoções que o início da offseason traria pros 49ers. Parecia estar tudo certo para que alguma troca boa ocorresse sem maiores problemas... porém não foi isso que aconteceu. Vários dos times que poderia ter interesse em Jimmy G começaram a se movimentar e nenhum deles era em direção ao QB dos 49ers. O Denver Broncos foi atrás de Russel Wilson e conseguiu, O Washington Commanders se emocionou fortemente (nas palavras do nosso caríssimo Jefferson) e acabou negociando para obter Carson Wentz. Muitos acreditam que essa emocionada de Washington foi a que mais atrapalhou as possibilidades de troca para Garoppolo. Ainda tivemos Saints ficando com Jameis Winston, Colts pegando Matt Ryan, Falcons pegando Marcus Mariotta, Deshaun Watson indo para Cleveland com um baita contrato de $230M e deixando Baker Mayfield sem casa. Enfim, aconteceu de tudo, menos a troca de Jimmy G.

Precisamos lembrar que nosso QB terminou a temporada com problemas físicos (polegar direito e ombro). Ao final da temporada chegou-se a conclusão de que o maior problema era o ombro e não seu polegar e que provavelmente seria necessária uma cirurgia. O tempo foi passando e Jimmy G não fez o procedimento até pouco tempo antes do início da offseason. A cirurgia foi então realizada com sucesso, porém o jogador não poderá lançar por um bom tempo e provavelmente perderá o training camp dos 49ers e perderia também o de qualquer outro time pra onde fosse. Aparentemente a estratégia inicial era fazer uma reabilitação do ombro e após ver que isso não funcionou não houve como fugir da cirurgia.


O fato é que toda essa questão acabou deixando o jogador como uma verdadeira incógnita e fazendo seu valore despencar para o mercado que parecia enorme até o início da offseason. Jimmy e San Francisco perderam qualquer valor que o jogador pudesse ter e hoje acredita-se que não houve oferta pelo QB. Lynch (General Manager dos 49ers) chegou a desmentir rumores de que o time havia recebido uma oferta de 2ª rodada por Garoppolo. Um ponto importante que não tão lembrado é que o valor de troca de Jimmy G provavelmente não caiu somente após a cirurgia, mas sim quando apresentou as lesões mencionadas nos playoffs. É bem possível que ele tivesse problemas para passar nos testes físicos para qualquer time que resolvesse apostar nele e ainda é bem provável que nenhum time tenha tido a coragem de apostar num QB, que apesar de vencedor, tem um histórico grande de lesões.


Agora Jimmy G está no nosso roster e se ficar, receberá o seu salário programado para esse ano. Se for cortado antes da temporada começar, o time passaria a ter cerca de $25.5 milhões de dólares a mais em seu CAP. Isso significa na prática, que cortar Garoppolo ajuda o time a pagar outros jogadores, como, por exemplo, Deebo Samuel. Contudo, é muito importante frisar que os 49ers não estão de mãos atadas na situação de Deebo Samuel por causa de Jimmy Garoppolo. Apesar desse valor poder ser usado para isso, o time pode resolver a questão de Deebo de outras formas, dado que ele ainda está em contrato e seu novo contrato só impactaria o time ano que vem. Há ainda a possibilidade de pagar Deebo (ou qualquer outro jogador) e ficar com o cap negativo, contanto que volte a ficar positivo no calendário previsto pela liga. O fato é que hoje ainda não faz tanto sentido usar a permanência de Jimmy no time para culpar a situação de Deebo.


Se Jimmy não for trocado e nem cortado, e claro, se estiver saudável, é muito provável que entre depois na briga pela titularidade, ou que seja apenas um "reserva de luxo" para Trey Lance, dado que tudo indica que o ele será o QB titular dos niners para 2022. Lance deverá ter todas as reps do training camp, tornando praticamente inviável uma virada de eventos onde Garoppolo assumisse a posição de QB1.


Muita coisa pode acontecer até 11 de setembro, quando a temporada começa para os 49ers. Algum time hoje com QB, ainda pode vir a precisar de um jogador como Garoppolo, em caso de lesão de seu QB ou mesmo caso, não esteja dando certo. Então, precisamos apenas acompanhar as próximas movimentações.


O mini camp obrigatório começa dia 14 de junho e embora não esperemos ver Jimmy nele, a expectativa é que Deebo Samuel apareça. Caso ele não esteja presente, poderá ser multado em até $93 mil doláres e se não comparecer ao training camp que acontecerá em julho, pode ser nmultado em até $40 mil por dia.


E aí? Qual você acha que será o futuro desses jogadores? Deixa aí o seu comentário.


Até a próxima! #FTTB


Referência: NBC Sports (Matt Maiocco)

52 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page