TOP 10 LÍDERES EM JARDAS AÉREAS

Ao longo da grande e vitoriosa história do San Francisco 49ers, vários jogadores vestiram a Jersey vermelha e dourada. Entretanto, na posição de quarterback, 10 atletas conseguiram entrar para os livros e estão entre os que lançaram para mais jardas na história da franquia. Veja quem são:

10 - Steve Spurrier
Steve Spurrier foi a terceira escolha geral dos 49ers no Draft de 1967 e ficou em Santa Clara até 1975. Em sua passagem pelos Niners, Spurrier sofreu com lesões, com más atuações e nunca foi o jogador que era esperado. No total, ele somou para 5.250 jardas aéreas.
Após não se destacar na Califórnia, Spurrier foi para os Buccaneers em 1976 onde fez seu último jogo na liga e encerrou sua carreira em 1977.
Após a aposentaria, Steve virou head coach e treino times do College e da NFL.

9 - Steve DeBerg
Steve DeBerg foi jogador do San Francisco entre 1977 e 1980. DeBerg só jogou uma temporada como titular e foi o primeiro qb a jogar o West Coast Offense de Bill Walsh. Em 1979, temporada em que o atleta foi titular, ele conseguiu se destacar e lançou para 7.220 jardas no total com a camisa dos Niners. Porém, DeBerg voltou a ser reserva, pois Bill Walsh escolheu nada mais nada menos do que Joe Montana no draft de 79.
Em 1981, Steve DeBerg foi trocado para os Broncos e acumulou passagens por Buccaneers, Chiefs, Dolphins e Falcons. Ele pendurou as chuteiras em 1988.

8 - Jimmy Garoppolo
Jimmy Garoppolo é o único da lista que continua em atividade na NFL. Garoppolo foi escolhido em 2014 pelos New England Patriots para ser reserva e possível sucessor de Tom Brady. Entretanto, por conta da longevidade de Brady, Jimmy não teve muito espaço em Foxborough e foi trocado para os 49ers em 2017. Pela franquia de San Francisco, Garoppolo teve seus momentos marcantes, tanto que chegou a disputar um Super Bowl em 2019 e uma final da NFC em 2022.
Todavia, sua passagem também foi marcada por críticas e lesões. No total, Jimmy G acumulou 11.162 jardas. Atualmente, os 49ers procuram um novo destino para Jimmy Garoppolo, pois em 2021 Trey Lance foi draftado para ser o quarterback titular nos próximos anos.

7 - Colin Kaepernick
Um dos nomes mais conhecidos da última década, Colin Kaepernick foi escolhido na segunda rodade de 2011. Ele virou titular no meio da temporada de 2012, após lesão de Alex Smith. Ainda em 2012, as boas atuações de Kaep levaram os 49ers ao Super Bowl, mas acabaram perdendo para os Ravens. Nos anos seguintes, Kaepernick continuou se destacando e chegou em mais finais de conferências, mas sua produção começou a cair em 2014 e ele passou por atuações ruins nos últimos anos. Ao todo, ele conseguiu lançar para 12.271 jardas.
Em 2016, Kaep começou a protestar no meio do hino americano antes dos jogos e esse fato gerou uma grande polêmica na época, com muitas pessoas apoiando o ato e outras sendo contrárias ao protesto. Em 2017, nenhuma franquia quis contratar Colin Kaepernick e, desde então, o atleta procura um novo time.

6 - Alex Smith
Mais um nome conhecido na NFL. Alex Smith foi a primeira escolha geral do Draft de 2005. Smith teve atuações de destaque e marcantes, como o The Catch III nos playoffs de 2011, mas também sofreu com muitas lesões. Pelos Niners, Smith acumulou 14.280 jardas aéreas. Em 2012, o quarterback perdeu a posição de titular, após a ascensão de Colin Kaepernick naquela temporada. Após perder a titularidade, Alex Smith foi trocado para o Kansas City Chiefs em 2013. Em Kansas, o jogador teve boas atuações e chegou a ser nomeado 3 vezes ao Pro Bowl. Porém, ele foi mais uma vez trocado em 2018, depois de Patrick Mahomes assumir a titularidade nos Chiefs. Aliás, Smith foi um dos mentores de Magic Mahomes na NFL.
Na temporada de 2018, Alex Smith jogou pelo antigo Washington Redskins. Ele se destacou nos primeiros jogos, mas, no meio da temporada, uma grave lesão encerrou a temporada do atleta. Na verdade, a lesão foi mais preocupante do que o esperado e quase tirou a vida do quarterback.
Milagrosamente, Smith conseguiu retornar aos gramados em 2020 e levou a franquia de Washington aos playoffs daquela temporada. No mesmo ano, ele venceu o “Comeback Player of The Year”. No dia 19 de abril de 2021, Alex Smith anunciou a aposentadoria. Atualmente, o ex-jogador é analista da ESPN.

5 - Y.A Tittle
Yelberton Abraham Tittle Jr foi quarterback do San Francisco 49ers entre 1951 e 1960. Tittle foi draftado pelos 49ers, após sua antiga equipe, Baltimore Colts, declarar falência. Depois disso, Y.A Tittle fez história nos Niners e pela NFL, principalmente por ter revolucionado a posição de quarterback e ter elevado o futebol americano a outro nível.
No total, ele lançou para 16.016 jardas aéreas. Em 1961, a franquia de San Francsico mandou Tittle para o New York Giants. Em NY, o QB fez excelentes atuações, tanto que ele foi o MVP de 1963.
Em sua vitoriosa carreira, Y.A Tittle foi indicado 7 vezes ao Pro Bowl e 3 ao All-Pro, está no Hall da Fama dos Giants, dos Niners e da NFL. Infelizmente, Tittle morreu em 2017 de causas naturais.

4 - Jeff Garcia
Após se destacar na liga canadense de futebol americano, Jeff Garcia foi contratado pelos Niners para ser o backup de Steve Young em 1999. Após a aposentaria de Young em 2000, Garcia virou titular da equipe e foi selecionado para o Pro Bowl do mesmo ano. Nas duas temporadas seguinte, Garcia continuou sendo titular, fez boas atuações e levou a franquia aos playoffs.
Uma curiosidade sobre o atleta, é que ele é um dos doze quarterbacks na história da NFL que conseguiu duas temporadas consecutivas passando para trinta touchdowns (2000 e 2001) pelo menos uma vez em sua carreira.
Ao todo, o quarterback lançou para 16.408 jardas vestindo a camisa dos 49ers. A passagem de Jeff Garcia pela franquia de Santa Clara acabou em 2003, quando o atleta foi dispensado pela equipe, após uma temporada decepcionante. Depois dos Niners, Garcia jogou por Browns, Lions, Buccaneers, Texans, Raiders e Eagles duas vezes.

3 - Steve Young
Chegamos ao top 3 e, logo no início, já aparece um dos nomes mais conhecidos da história da NFL. A carreira de Steve Young na NFL começou em 1985, quando o Tampa Bay Buccaneers assinou com o jogador. Na Flórida, Young fez partidas muito ruins e foi negociado com o San Francisco 49ers em 1987. Ele foi contratado para ser o reserva de Joe Montana. Young ficou na sombra de Montana por 4 anos, mas, quando precisou substituir a estrela do time, ele fez excelentes atuações. Em 1991, Joe Montana teve uma lesão que o tirou de todo o campeonato e isso abriu espaço para Young ser titular, mas o time não foi para a pós-temporada.
No ano seguinte, Steve Young foi titular mais uma vez, pois Montana continuou machucado. Naquela temporada, ele terminou a temporada com 3.465 jardas e foi o MVP da liga, porém os Niners perderam a final da NFC. Em 1993, Joe Montana foi para o Kansas City Chiefs e Young continuou na titularidade da franquia, levou o time à final da NFC e perderam para os Giants na ocasião.
Depois de bater na trave duas vezes seguidas, Steve Young ganhou o Super Bowl de 29 contra os Chargers. Naquela final, o quarterback foi o MVP da final: ele lançou para 325 jardas aéreas e correu para 49 jardas, tornando-se o primeiro jogador a terminar um Super Bowl liderando o ranking de passes e corridas. O título de campeão corou a maravilhosa temporada de Young em 1994: Ele lançou para 3.969 jardas e completou 70,3% de seus passes – a maior porcentagem de acertos da década de 1990. Além disso, Steve Young quebrou a marca de uma temporada de Joe Montana com um então recorde de 112,8 passer rating. Por sua grande atuação, Young venceu pela segunda vez o prêmio de MVP, tornando-se o 7º jogador na história da NFL a ser premiado como MVP da liga e do Super Bowl na mesma temporada.
Nos anos seguintes, o jogador caiu de rendimento e sofreu com várias lesões. Sua última temporada foi em 1999. Pelos 49ers, Steve Young passou para 29.907 jardas, venceu 3 Super Bowls, foi 2 vezes MVP, 3 vezes All-Pro e foi indicado 7 vezes ao Pro Bowl. Além disso, Young está no Hall da fama da NFL e é considerado um dos melhores quarterbacks de todos os tempos.

2 - John Brodie
John Brodie foi draftado pelo San Francisco na terceira escolha geral de 1957, mas só virou titular em 1961, quando Tittle foi negociado para os Giants. Brodie ficou na titularidade até 1973, ano em que o atleta pendurou as chuteiras. Pelos 49ers, o quarterback nunca ganhou um título, porém teve temporadas fantásticas, como as de 1965 e 1970.
Brodie foi MVP de 70, 1 vez All-Pro e 1 vez pro bowler. A camisa 12, número usado pelo jogador, está aposentado pela franquia de San Francisco. Na carreira, John Brodie somou 31.548 jardas passadas e está no Hall da fama da liga.

1 - Joe Montana
No topo do ranking está o maior jogador da história da franquia. Joe Montana foi escolhido na terceira rodada de 1979. Montana só virou titular no meio da temporada de 1980, após o quarterback liderar uma grande virada contra os Saints.
Em 1981, a dinastia nasceu! Montana teve uma temporada memorável e liderou o time para uma campanha 13-3. Na NFC Championship, os Niners receberam o Dallas Cowboys. Faltando menos de 5 minutos para acabar a partida, o placar estava 27 a 21 para os Cowboys e os 49ers começaram o drive na linha de 11 jardas do campo de defesa. Restando 51 segundos para zerar o cronômetro, em uma terceira descida na linha de 6 jardas, Joe Montana correu para a direita e fez um passe no canto da endzone para Dwight Clark, o qual fez a recepção e garantiu a vitória da equipe de Santa Clara. Essa jogada entrou para a história da NFL e é conhecida como “The Catch”. Após vencerem a final de conferência, os 49ers ganharam dos Bengals e conquistaram o Super Bowl. Montana foi o MVP da final.
Nos anos seguintes, Joe Montana seguiu sendo destaque da liga, mas só voltou a vencer um Super Bowl em 1984, quando os 49ers triunfaram contra o Miami Dolphins de Dan Marino. Depois do Super Bowl, Bill Walsh disse que o quarterback era o melhor da atualidade e, talvez, o melhor de todos os tempos. Em 85, 86 e 87, Montana e os 49ers repetiram as boas atuações, entretanto caíram 3 vezes nos playoffs.
Em 1988, mais uma vez, Joe Montana levou os Niners ao Super Bowl e, de novo, venceram os Bengals por 20 a 16, com direito a mais um game-winning drive conduzido pelo qb. Na temporada seguinte, o San Francisco teve mais um ano fantástico, que foi coroado com mais um título de Super Bowl. A temporada de 1990 foi mágica para a franquia da Califórnia. Uma campanha 14-2 deu esperança de mais um título. Contudo, o sonho acabou na final da NFC contra os Giants, jogo em que Montana saiu lesionado.
A lesão não só tirou a estrela do time da final, o quarterback perdeu toda a temporada de 91 e boa parte de 92. Com a ascensão de Steve Young, Joe Montana foi para os Chiefs em 1993 e encerrou sua passagem vitoriosa pelos 49ers.
Somando todos os jogos pelos Niners, Joe Montana passou para 35.124 jardas aéreas, foi campeão 4 vezes campeão do Super Bowl, 3 vezes MVP do Super Bowl e 2 vezes MVP da NFL. No dia 18 de abril de 1995, Montana anunciou a aposentadoria dos gramados. Ele está no Hall da fama da NFL, seu número foi aposentado pelos 49ers e é considerado um dos maiores e melhores jogadores de todos os tempos.
Até a próxima! #FTTB